
Você o conhece?
Ontem 23 de XII de 2025 falei um pouco sobre as dificuldades que sofrem os que trabalham com Cultura aqui, na cidade de Osasco. Hoje quero falar de alguém que só nos dá alegria. Sabe por quê? Porque ele, ao contrário de muitos outros, conseguiu driblar as dificuldades e impor seu talento e, hoje, vive de poesia. Não se espante, leitor. Quero dizer que enquanto vários dos que gostariam de trabalhar na área de música, de literatura, de dança estão empregados em alguma empresa pública ou particular, para conseguir se sustentar, ele tem sua própria empresa: a editora que criou e publica seus livros.
Falo do poeta Paulo Netho, que nasceu em Vila Yara e nunca foi viver fora de Osasco. Que viaja muito, para se encontrar com seu público, e, como ele diz: recitar para meninos e meninas de todos os lugares: crianças, brancas, pretas, autistas, cadeirantes, todas encantadas com ele por esse país afora. É para elas que Paulo escreve poemas que declama nessas andanças do norte ao sul.
E quando encontra com meninas e meninos vira também criança e é bonito ver o brilho não só nos olhos dos pequenos, mas sim, e principalmente nos olhos dele..
Às vezes não faz isso sozinho. Vai com o Salatiel, músico que o acompanha frequentemente.
Em casa ele fica estudando, desenhando, escrevendo -e publicando.
Disciplinado, Paulo parece não acreditar muito em inspiração. Tal qual aquele artista que acreditava em inspiração, mas que a recebia sempre trabalhando, ele não para.
Ao lado da companheira Áurea, não perde tempo com coisas inúteis, procura sempre se aprimorar. Lê muitos poetas, estuda a língua portuguesa com afinco, e recentemente começou a estudar desenho com Irene, professora de Educação Artística das mais competentes.
A cada encontro mais me encanto ao ouvi-lo falar do que está lendo, do que acabou de escrever ou de ilustrar. Ou de algum poeta que conheceu recentemente.
De um carisma único, Paulo caminha pelas ruas da cidade vendendo seus livros, sorrindo e declamando seus poemas para os amigos que encontra.
Risomar Fasanaro - Escritora - Osasco - SP

"Tô apaixonada pelo seu novo livro!!!!!!!! (Cada Ideia) Não aguento essas delicadezas."
Laura Barile - Cineasta — São Paulo - SP

"No lançamento de “Cada ideia”, mais uma obra do poeta @paulonetholivros dedicada ao público infantil, recebo uma grata surpresa e um novo amigo de infância. Paulo chega como bálsamo à tão desgastada e sorumbática realidade que nos cerca, a nós adultos, como uma sombra fria. Assim como você, Paulo, considero que a leitura me deu voz e vez nessa vida, tornando meu mundo maior e muito mais bonito. E como é bonita e leve a sua poesia!
A literatura sempre esteve presente em minha vida. Desde a mais tenra infância, a leitura sempre foi estimulada em casa, nas suas mais variadas formas - seja através de clássicos, literatura infantil, gibis, histórias em quadrinhos e outros gêneros (fábulas, poesia, contos, lendas, folclore). Afirmo - sem chance de erro - que um sem-número de autores e suas mais ricas histórias, fantasiosas, poéticas ou calcadas na realidade pura e simples, são uma companhia constante em momentos de solitude ou solidão. Através da arte e da cultura, sempre fiz grandes amigos e conheci pessoas incríveis, das que cruzam o nosso caminho e nos nutrem com afetividade sincera.
Junto à equipe maravilhosa @aquiecultura_ e minha compa de todas as horas @suselihonorio - obrigada por tanto! #meufechamento #quemtemumamigotemtudo♥️🎶"
Karina Goda - Publicitária — Barueri - SP (@goda_karina)

“O que mais amei na sua obra é que encontrei um lugar confortável, espaçoso para o leitor. Não é todo livro que o leitor se sente acolhido, à vontade e, eu, como leitor, me senti tão bem-vindo, tão desejoso de ficar nos seus livros, de fazer morada aqui. Você ganhou outro leitor, fã da sua obra em mim. Eu senti uma obra tão produzida, elaborada, macerada para a infância, para a leitura das crianças, para que os adultos compreendam melhor as suas crianças. O que você faz Paulo são haicais espichados, porque têm tanta profundidade, brejeirice e graça nos versos (...). Fiquei impactado de ternura, de ter encontrado um poeta de excelência, você realmente é um escritor para infâncias. Dá vontade de sair por aí declamando as suas poesias, de tão lindas que são. As suas poesias me deixaram melhor. Eu quero mais livros do Paulo Netho poeta. Pra você tiro o meu chapéu e aplaudo em pé. Muito obrigado”.
Jonas Ribeiro — Escritor — Embu das Artes — SP
"Paulo Netho, que delícia ouvir os seus livros (rsrs). Muito legal, ao ler as suas páginas, é como se eu estivesse vendo você na frente da gente. É uma sensação muito gostosa de ter você pertinho, ali contando as histórias, recitando as poesias. É muito o teu jeito de ser no mundo, que é muito precioso. Adorei, viu!"
Selma Maria - Escritora — Piracaia - SP

"Um livro de poesia, que coisa mais linda e rara no meu caminho como ilustradora! "Cada Ideia" é uma obra especial, bota especial nisso.
O autor Paulo Netho, uma das pessoas mais queridas que já cruzaram meu caminho de ilustrações, me trouxe esse texto que transborda sensibilidade e bom humor, de fazer rir alto mas também parar e filosofar. Eu pensei nas ilustrações bem minimalistas, diferentes do que normalmente faço, e o resultado foi uma parceria que me parece cheia de delicadeza e profundidade. Dar às crianças a oportunidade de ler poesia é fazer com que elas desenvolvam uma percepção de leitura que hoje muito se perdeu. "Cada Ideia" é pra parar, respirar e inspirar.
Que mais artistas como o Paulo continuem levando muita cultura às crianças, tenho muito orgulho de fazer parte de projetos como esse ❤"
Bruna Assis Brasil - Ilustradora — Curitiba - PR

"Bom dia! Desculpe agradecer só agora seus presentes. Li todos com olhos maravilhados e o vento levou o agradecimento para dentro das páginas. Abri um deles agora e o agradecimento deu as caras. Obrigado! E "Meninada" vai para a cabeceira junto do "Bolinho de chuva". Muita luz na sua caminhada com a Cara de Pavio. Estou sempre para o que precisar".
Lalau Simões - Poeta — São Paulo - SP

“Muito bom te ler, Paulo Netho. Você tem uma marca que é essa da alegria, muito interessante quando forem estudar este período na crítica literária, você tem esse lugar bem demarcado, seus livros estão muito bem cuidados com poemas memoráveis”.
José Santos – Escritor – Piracaia - SP

"O carteiro chegou! Theodoro acabou de receber um incrível presente: um livro do poeta Paulo Netho autografado! Uma linda dedicatória! O livro Paulo Pila Pedala Nuvens tem poemas riquíssimos! Letra em caixa alta que é ideal para as crianças em processo de alfabetização! As rimas são ótimas! Cheio de poesia! Que riqueza!!! Já estamos lendo e amando!"
Ana Claudia Zeszotko - Professora e mãe do Theodoro — Joinville - SC
"O Monstro Medroso é um livro maravilhoso! Meus filhos amaram! Estão encarando seus medos medinhos e medões de uma forma bem divertida ajudando a compreender que o medo é natural que ele pode sim ser amigo e não somente arqui-inimigo kkkkk. Acharam o máximo o monstro ser medroso".
Andréa Oliveira Santos – Médica – Cotia - SP

"Conheci você há uns 34 anos, numa apresentação na Fundação Bradesco, em Osasco. Você fez uma poesia de improviso e me chamou de rapaz esquisito. Eu era um desconhecido e, de repente, graças a você, as pessoas começaram a me notar. Virei uma celebridade (rsrs) e isso me ajudou demais a lidar com a minha timidez. Nunca tive a chance de te agradecer, então: Muito obrigado!! Você fez a diferença".
Carlos Eduardo Mendes Moreira – Bancário – Osasco - SP